Nightwish

Nightwish é uma banda de metal sinfônico, formada em 1996 na cidade de Kitee, Finlândia.
A banda é considerada um dos maiores responsáveis pela popularização do metal sinfônico atualmente. Em 2005 a vocalista Tarja Turunen foi demitida da banda em uma carta aberta para a imprensa e o Nightwish escolheu a sueca Anette Olzon como sua nova vocalista.

Tudo começou em 1996 com o desejo de Tuomas em gravar suas próprias composições em caráter acústico (acústico aqui, refere-se a violinos, orquestra em geral). Em dezembro deste ano, convidou para a banda dois amigos de escola, o guitarrista Erno Vuorinen, e a cantora Tarja Turunen. No mesmo mês o grupo lançou seu primeiro trabalho, uma fita demo chamada Nightwish.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), mas foi somente com os álbuns Oceanborn (1998) e Wishmaster (2000) que alcançou o sucesso mundial. Os álbuns seguintes, Century Child (2002) e Once, (2004) venderam juntos mais de dois milhões de cópias e permitiram que a banda realizasse diversas turnês promocionais, visitando dezenas de países ao redor do mundo.

Em 21 de outubro de 2005 a até então vocalista, Tarja Turunen, foi oficialmente demitida da banda em uma carta aberta para a imprensa e sua sucessora, a sueca Anette Olzon, foi anunciada apenas em 24 de maio de 2007. Em 26 de setembro de 2007 a banda lança seu novo álbum, Dark Passion Play, e no mesmo mês iniciam uma turnê mundial (na qual esta que voz escreve se fez presente em um dos shows no Brasil o/)
Um novo álbum tem lançamento previsto apenas para o fim de 2010.

O primeiro álbum Angels Fall First [1997], conta com a influência visível do power metal, com muito peso e velocidade nas compusições. Destaque para as faixas: Elvenpath, Beauty And The Beast (com participação especial do vocalista Tony Kakko da banda também finlandesa Sonata Arctica), The Carpenter (canção em que Tuomas solta a voz e promete nunca mais cantar) e a balada com o nome do CD Angels Fall First.

Em 1999 é lançado o conceituado Oceanborn, considerado por muitos fãns melhor álbum da banda. Esse álbum demonstra a velocidade e brilho dos teclados de Tuomas, principalmente, em faixas como Gethsemane, Stargazers e The Riddler. Destaque parar todas as faixas, em especial a lindíssima Walkin in the Air, numa interpretação fantástica da soprano Tarja Turunen.

Wishmaster é lançado em 2000, consagrando a banda no cenário mundial do metal. O Cd trás aos fãs composições de peso e velocidade e é muito bem recebido por toda a crítica. A banda então decide fazer sua primeira turnê mundial graças a repercução desse fantástico trabalho. Destaco as faixas: She Is My Sin, The Kindslayer, a entusiasmante Wanderlust e o clássico Wishmaster.

O Cd que coloca o Nightwish no pódio nas paradas de sucesso e seus clipes musicais na MTV chega em 2002, o Century Child é um Cd com canções mais introspectivas perdendo um pouco da influência power metal da banda mas não a qualidade das composições de Tuomas e a beleza das letras e é o primeiro álbum que conta com Marco Hietala nos vocais e baixo. Primeiro CD da banda que ouvi na vida, destaco minha faixa predileta do Nightwish: Ever Dream, em seguida Bless The Child, Dead To The World que me fez vibrar muito ao vivo com a fantástica voz de Marco, e a regravação de The Phantom Of The Opera, uma das músicas mais populares e executadas na versão "pesada" do Nightwish.

O Once é lançado em 2004, último álbum de estúdio gravado pela soprano Tarja Turunen, o CD emplaca de vez com a canção Nemo, que tem seu clipe super exibido na MTV em todo o mundo. Também emplacou a canção Wish I Had An Angel, que foi tema do filme "Alone in The Dark". Destaque também para as faixas Planet Hell, Dark Chest Of Wonders e The Siren. A gravação de um DVD no final da turnê do Once consagra o sucesso da banda, e após o show, a vocalista é demitida da banda.

Muito se especula em relação a quem substituíria a fantástica voz de Tarja, até que em 2007 é apresentada a sueca Anette Olzon que grava os vocais do álbum lançado no mesmo ano entitulado Dark Passion Play. Mas uma vez o estilo da banda se revela sem a mesma velocidade dos primeiros trabalhos, mas é muito bem aceito pelo público. Destaque para as faixas: Amaranth, The Islander, Bye Bye Beautiful, Eva e Seven Days Of The Wolves.

Site oficial: http://www.nightwish.com/

Discografia:
-Angels Fall First [1997]: http://www.4shared.com/get/46122721/ed8bb56a/Nightwish_-_1997_-_Angels_Fall_First.html

-Ocenaborn [1999]: http://www.4shared.com/file/27310334/438ac91b/Nightwish_-_Oceanborn__1999_.html?s=1

-Wishmaster [2000]: http://www.4shared.com/file/42366387/3a6be486/Nightwish_-_Wishmaster.html?s=1

-Century Child [2002]: http://www.4shared.com/file/58228382/fcd84d8f/Nightwish_-_Century_Child.html?s=1

-Once [2004]: http://www.4shared.com/file/38238697/686d6a9d/Nightwish_-_2004Once.html?s=1

-Dark Passion Play [2007]: http://rapidshare.com/files/131018764/_Nightwish_Dark_Passion_Play_-_www.GaleriadaMusica.Net.rar

2 comentários:

Anônimo disse...

definitivamente uma das grandes bandas que a turma européia já produziu, tenho alguns discos do Nightwish e confesso que não consigo ouvir um disco inteiro seguido. Uma musica de vez em quando é legal, mas as harmonais de teclado são muito bonitas.

jesica disse...

oi! (:
tinha parceria com voce no outro blog
http://casteloletras.wordpress.com
agora trocamos para um servidor pago.. tem como atualizar nosso site no seu? agora é :)
http://www.pedrasdomeucastelo.kuem.com.br/
Já esta linkada lá!
Beijo